segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Fred T. Wilhelms, "A mais nobre necessidade"



No mínimo, uma vez por dia, o nosso velho gato preto vem junto de nós, de uma forma que todos passamos a ver isso como um pedido especial. Não quer ser alimentado, ou que o deixem sair ou algo do género. A sua necessidade é de algo bem diferente.
Se tem um colo acessível, ele saltará para ele; se não, é provável que permaneça ali, de pé, olhando-o suplicante, até que você liberte o colo para ele. Uma vez ali, ele começa a vibrar, quase antes de lhe afagar o dorso, coçar o queixo e repetir várias vezes que ele é um bom gatinho.
Então, o seu motor entra em rotação de verdade; contorce-se para ficar confortável; esparrama-se. De vez em quando, um dos seus ronrons foge-lhe ao controlo e transforma-se num ronco. Ele olha-nos com olhos bem abertos de adoração e lança aquela longa e demorada piscadela de confiança definitiva, própria dos gatos.
Ao fim de algum tempo, aos poucos, aquieta-se. Se achar que pode, talvez fique no colo para uma soneca aconchegante. Mas é igualmente provável que salte para o chão e vá perambular por aí e cuidar dos seus afazeres. Em qualquer das hipóteses, está a sentir-se bem.
A nossa filha resume tudo isso numa frase simples: «O Blackie precisa de ser afagado.»
No nosso lar ele não é o único que tem essa necessidade: eu partilho dela e a minha mulher também. Sabemos que essa necessidade não é exclusiva de nenhuma faixa etária. Ainda assim, uma vez que sou professor e pai, associo-a especialmente aos jovens, com sua rápida e impulsiva necessidade de um abraço, de um colo quente, uma mão segura, uma coberta bem aconchegada, não porque algo esteja errado, não porque algo precise ser feito, apenas porque este é o seu jeito de ser.
Há uma porção de coisas que eu gostaria de fazer por todas as crianças. Se eu pudesse realizar apenas uma, seria esta: garantir a cada criança em todos os lugares, pelo menos um bom afago todos os dias.
As crianças, como os gatos, precisam de tempo para serem afagadas.
Fred T. Wilhelms

Canfield, Jack, & Hansen, Mark V. (2002). Canja de Galinha para a Alma
(3ª ed.). Mem Martins: Lyon Edições. pp. 59-60.

Sem comentários:

Enviar um comentário