segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Vamos plantar uma árvore de palavras
Hoje, dia 3 de dezembro de 2012, “Uma página por dia” está fora de portas, de visita à Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo de Gouveia, em Beja.
Com a exposição “Leituras”, em que o texto assume uma dimensão visual representativa de diferentes conceitos, tipos e vertentes da leitura, a Rede de Universidades Leitoras / Instituto Politécnico de Beja (RUL/IPBeja) lança as sementes da iniciativa “Vamos plantar uma árvore de palavras”, que tem como primeira escola parceira a ES3 Diogo de Gouveia. Integra a exposição a árvore de “Uma página por dia”, da autoria de Viviane Silva, docente do IPBeja. Este será o suporte da mostra de textos divulgados no âmbito desta ação da RUL/IPBeja em 2011 e 2012.
“Vamos plantar uma árvore de palavras” é uma iniciativa que pretende, como o título indica, ir semeando árvores de palavras que possam funcionar como incentivo à leitura e à escrita entre os alunos de escolas do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Cada escola construirá a sua árvore de palavras, onde serão expostos os textos e trabalhos de expressão artística dos alunos. Os melhores trabalhos serão também divulgados no blog http://plantararvorepalavras.wordpress.com/, que servirá ainda de repositório de recursos para os professores, nos domínios da leitura, da escrita e da criatividade.
A ES3 Diogo de Gouveia é, assim, a primeira escola a aderir a esta “rede”, que gostaríamos de ver transformada numa enorme floresta de palavras e ideias criativas. A equipa da RUL/IPBeja agradece à escola a disponibilidade e o compromisso assumido nesta primeira etapa do projeto, mais precisamente à Direção da Escola, aos Departamentos de Línguas e de Expressões, aos alunos e docentes que participam nas atividades e, muito particularmente, à Dra. Ana Serraninho Rocha, Coordenadora do Departamento de Línguas, e à Dra. Emília Polaco, Professora Bibliotecária, pela colaboração na organização e gestão do projeto.
Nos próximos dias, à árvore da RUL/IPBeja juntar-se-á a árvore original criada pela ES3 Diogo de Gouveia, com a primeira mostra de trabalhos da autoria dos alunos da escola, a divulgar mais tarde no blog http://plantararvorepalavras.wordpress.com/, onde poderá acompanhar todo o desenvolvimento desta iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário